Como emitir seu passaporte!

Oi pessoal, tudo bem?
Como eu disse para vocês, vou fazer minha primeira viagem internacional e por isso, tive que emitir meu passaporte pois, mesmo que eu viaje pela América do Sul, meu RG tem mais de 10 anos de emissão e isso não é permitido, mesmo que ele esteja novo e com foto nítida. Por esse motivo, hoje vou contar para vocês como requerer o seu passaporte, assim como eu solicitei o meu. Em alguns países, como os Estados Unidos, é obrigatório ter um passaporte para adquirir uma autorização, conhecido como visto americano. Para visitar os países do Mercosul, como Uruguai, Chile e Argentina, por exemplo, a cédula de identidade substitui o passaporte, a  menos que tenha até 10 anos da emissão da mesma.
Fonte da imagem: decolar.com
 É super fácil e rápido:
1 – Para iniciar o processo de emissão do seu passaporte, é necessário entrar no site da Polícia Federal, pelo endereço http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte/requerer-passaporte, e preencher o formulário eletrônico. Pede dados básicos como nome completo, número dos documentos, profissão, endereço e local de atendimento, não necessariamente nessa ordem.

2 – Depois de preencher o formulário, o sistema vai gerar um Guia de Recolhimento da União - GRU, que nada mais é um boleto no valor de R$156,07.

3 – Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento.

4 – No próprio sistema será preciso fazer o agendamento da data em que você irá até um posto da Polícia Federal colher as impressões digitais, entregar os documentos e tirar a foto. Confirme se a unidade que escolheu permite fazer o agendamento pela internet. Caso não aceite entre em contato por telefone para saber como proceder.

DICA IMPORTANTE - SE ESTA PENSANDO EM VIAJAR PARA O EXTERIOR E PRECISA EMITIR SEU PASSAPORTE, FAÇA O QUANTO ANTES, AQUI NO RJ PELO MENOS, TIVE QUE MARCAR COM 2 MESES DE ANTECEDENCIA, UMA VEZ QUE HÁ VÁRIOS POSTOS DE ATENDIMENTO, MAS VÁRIOS JÁ ESTÃO COM HORÁRIOS LOTADOS.

5  Depois de agendar o dia e o horário, vá na data marcado até o posto de atendimento escolhido com o boleto pago (GRU), o protocolo da solicitação e os seguintes documentos originais:
* Documento de identidade (para menores de 12 anos, pode ser a certidão de nascimento).
* CPF, caso o número desse documento não conste na identidade. Se a pessoa for menor de 18 anos, é preciso levar o CPF do responsável.
* Título de Eleitor e comprovantes de voto ou justificativa da última eleição (nos dois turnos). Caso você não os tenha, entre no site do Tribunal Superior Eleitoral e imprima a Certidão de quitação eleitoral.
* Certificado de Alistamento Militar – para homens de 18 a 45 anos.
* Certificado de Naturalização – apenas para naturalizados brasileiros.
* Se tiver passaporte anterior, é preciso leva-lo (esteja ou não válido).

6– Compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida, GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário mais levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio. Verifique aqui se você deve agendar o atendimento no posto escolhido.

7 – Depois de entregar os documentos, sua foto e coletar suas impressões digitais de todos os dedos das mãos.

8 – O solicitante receberá um protocolo com a data de entrega do passaporte (no máximo, seis dias úteis). Mas o documento pode ficar pronto antes do prazo e eles comunicam.

9 – Caso queira acompanhar, consulte o andamento do seu passaporte.

10 – O passaporte deverá ser retirado pessoalmente pelo titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Não esqueça de buscar seu passaporte no horário e local indicados. Caso o documento não seja retirado num prazo de 90 dias, ele será cancelado.

Algumas informações contidas nesse post, foram retiradas dos sites da Polícia Federal e Decolar. Ah, caso queira saber informações sobre os países que não exigem visto de brasileiros, clique aqui, tem um post bem legal aqui no blog.

Espero muito que tenham gostado e se ainda houver dúvidas, deixa aqui nos comentários.
Super beijo =* 

12 comentários:

  1. Gostei do post, bem útil. Era justamente essas informações que estava precisando saber. Quero muito tirar meu passaporte. Você pode fazer um post explicando sobre o visto também? Tipo como é a entrevista? Se é fácil? Quanto custa?

    www.eriikaleao.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado lindona... posso sim, em breve vai ao ar esse post. Fica ligadinha aqui no blog que essa semana sai o post. Um super beijo e obrigada por comentar

      Excluir
  2. Estou favoritando o Post! Estava comentando com meu namorado esses dias que precisávamos tirar o passaporte, ele me perguntou na hora como fazia e eu nem sabia por onde começar! kkk Minha sorte é que tem uma unidade da policia federal perto de casa, espero que não esteja lotado! Bom saber essa informação sobre o RG, eu desconhecia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico muito feliz em saber que gostou do post e esta acompanhando... vai ser uma série aqui até o dia da minha viagem.. fica ligadinha aqui no blog =D

      Excluir
  3. Respostas
    1. fico feliz que tenha gostado... super beijo

      Excluir
  4. Tirei o passaporte em Janeiro, esperando minha viagem, mas não sei
    se eu vou viajar. Mas ta ai, melhor prevenir né *-*
    ótimo post!

    Blog Literalinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha é verdade... obrigada por comentar lindona ^^
      Super beijo

      Excluir
  5. Pretendo tirar meu passaporte ainda esse ano e planejar minha prineira viagem pro ano que vem ou no outro ainda. Quero primeiramente conhecer os países da América do Sul e depois expandir pra parte Norte.

    Belo post! Muito útil...

    beijos
    http://jurodemindinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha curtido o post e que será útil para você. Obrigada por comentar ^^
      Super beijo

      Excluir

Obrigada por comentar! Sinta-se a vontade para voltar quando quiser. Super beijo :)

©Copyright 2016 Lari Alves - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo